
_edited.png)
Óleos Essenciais e Vegetais
Estudo de Processos Sustentáveis de Extração e Síntese Química para Obtenção de Produtos de Alto Valor Agregado
O estudo de processos sustentáveis de extração e síntese química para a obtenção de produtos de alto valor agregado é desenvolvido por docentes e discentes de mestrado e graduação do curso de Engenharia Química da UFPR e colaboradores de outras áreas. O projeto também atua em parceria com a UFPA.
O interesse da equipe na área é devido ao fato que além do uso de plantas para fins medicinais (camomila, capim limão, hortelã, arnica, etc.) ou como especiarias e condimentos (anis, cravo-da-índia, noz-moscada, canela, etc.) os extratos e óleos obtidos (essenciais ou vegetais) podem ser usados em diferentes tipos de indústria.
Medicamentos, cosméticos, corantes, alimentos, plásticos, detergentes, inseticidas, dentre outros produtos, podem conter em sua composição óleos essenciais e/ou vegetais, bem como substâncias sintetizadas a partir destes.
Desta forma, o estudo sistemático dos extratos ou óleos, sejam essenciais ou vegetais, permite:
-
A continua descoberta de diversas substâncias orgânicas.
-
Agregar valor ao produto natural por tecnologias de extração, purificação, destilação, preparação de derivados, isolamento de constituintes, sínteses químicas ou uso em formulações.
-
A produção em larga escala de compostos isolados, principalmente quando os rendimentos obtidos de fontes naturais se apresentam baixos, o que ocorre na maioria dos casos.
As últimas duas temáticas caracterizam o foco deste projeto, pois podem apresentar um impacto benéfico na sociedade. Isso em decorrência da possibilidade de extração e usos destes óleos em fármacos, alimentos, perfumes, corantes, polímeros, tecidos e outros materiais de alto valor agregado, além de gerarem empregos.
A equipe do projeto, que está dividida em 4 linhas de atuação, está estudando e disseminando tecnologias de extração e síntese de óleos essenciais e vegetais para agregar valor a diferentes tipos de plantas evitando práticas predatórias e permitindo a sustentabilidade das espécies avaliadas e de acordo com alguns dos ODS da ONU como: Emprego digno e crescimento econômico, indústria de inovação e infraestrutura, consumo e produção responsável e vida terrestre.
O projeto também amplia a ação da Universidade na sociedade com a parceria com indústrias e outras universidades permitindo a formação de discentes e pesquisadores na área de extração e síntese de óleos essenciais.
A figura ilustra a metodologia e os resultados que se pretende obter na execução do projeto.

_edited.png)