Lavanda Spike
- Óleos essenciais e vegetais
- 20 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de out. de 2020

Autor (a): Mônica Beatriz Kolicheski
Imagem: Heloísa Pyrich Cavalheiro
Produzido em 19/06/2020
O nome científico antigo desta espécie de lavanda era Lavandula spica. O termo spica está relacionado com aspic que é o nome de uma serpente (Vipera aspis), a víbora áspide (víbora aspic em francês). Tanto este tipo de lavanda como o de serpente são encontrados no sul da França, norte da Espanha e toda a Itália.
Em algumas coleções medievais de feitiços, chamadas grimórios, já se afirmava que a essência de flores frescas de lavanda spike, liberada na pele por fricção, era capaz de anular o efeito do veneno de uma picada dessa serpente.
Atualmente existem antídotos mais eficazes para o veneno desta serpente, a qual pode matar uma pessoa em menos de uma hora. Portanto, no caso picadas deve-se procurar atendimento médico o mais rápido possível.
A lavanda spike, ademais, é excelente para picadas de vespas, peixes-aranha e medusas. Na falta da lavanda dessa espécie, para esses casos, pode-se usar a lavanda verdadeira, porém a eficácia é menor.
REFERÊNCIAS
BAUDOUX, D. Grande Manual da Aromaterepia de Dominique Baudoux. Editora Laszlo: Belo Horizonte, 2018.
LE MONDE.FR La vipère, serpent dont on craint les morsures. Disponível em: https://jardinage.lemonde.fr/dossier-1296-vipere.html Acessado em: 19/06/2020.
NATURE&GARDEN. Spike lavender, the lavender for wild rock gardens. Disponível em: www.nature-and-garden.com/gardening/spike-lavender.html Acessado em: 19/06/2020.

Comments