top of page

Óleo essencial X Essência

  • Foto do escritor: Óleos essenciais e vegetais
    Óleos essenciais e vegetais
  • 7 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de out. de 2020




Autor (a): Ana Paula Teixeira e Mônica Beatriz Kolicheski

Imagem: Ana Paula Teixeira

Produzido em: 05/10/2020




Óleos essenciais são puros, sendo metabólitos secundários da planta, extraídos de flores, caules, resinas, frutos, raízes e cascas - a partir da destilação a vapor ou hidrodestilação. A principal característica dos OE é a volatilidade, que os difere dos óleos vegetais. Eles são misturas complexas de terpineóis e, por esse motivo, podem apresentar propriedades terapêuticas. Os óleos essenciais de uma mesma espécie botânica podem ter suas composições, características, terapêuticas e aromáticas, diferenciadas pelo local de cultivo da planta, armazenagem do óleo, condições de colheita e condições climáticas. Esta variação é denominada de quimiotipo. Por sua vez, as essências, geralmente, contêm apenas o componente principal do óleo essencial. O termo essência, normalmente, se refere a produtos sintéticos que imitam aromas naturais e por esse motivo não possuem a complexidade molecular de um OE, assim, seu aroma é mais simples, sem o desenvolvimento de aroma que há em um OE. Consequentemente, as essências não possuem benefícios terapêuticos. Os óleos essenciais puros se enquadram em três tipos:

  1. Óleos essenciais com padrão industrial: Provêm de espécies botânicas que não são corretamente identificadas e as espécies são cultivadas industrialmente. A colheita é feita sem considerar a melhor época. A extração é realizada rapidamente e, portanto, incompleta; sendo utilizadas altas temperaturas e altas pressões. Frequentemente são retificados e muitas vezes reconstituídos. Este tipo de óleo essencial não deve ser usado com finalidade terapêutica, sendo seu uso indicado para a indústria cosmética e de perfumaria. 


  1. Óleos essenciais 100% puros e 100% naturais:  Provêm de espécies botânicas que não são corretamente identificadas, mas as espécies, em geral, são cultivadas de forma orgânica. A colheita, em geral, é realizada na melhor época. Contudo a extração é incompleta, devido ao tempo curto e são utilizadas altas temperaturas e altas pressões. Possuem padrão de qualidade mediana. Não são tão comuns como os óleos essenciais com padrão industrial. É possível utilizar este tipo de óleo essencial para fins terapêuticos, mas seu uso é desaconselhado, pois pode não apresentar os benefícios esperados.



  1.  Óleos essenciais autênticos: São 100% puros, 100% naturais e 100% integrais. Provêm de espécies botânicas corretamente identificadas e as espécies são cultivadas de forma orgânica. A colheita é realizada na melhor época. A extração é completa e realizada em condições adequadas de tempo, temperatura e pressão. São mais ativos no plano terapêutico, contudo são mais difíceis de encontrar e possuem preço elevado, o que é justificável pela qualidade e eficácia. Deveriam ser os únicos óleos essenciais utilizados para fins terapêuticos.

Como identificar um óleo essencial?

  • No rótulo, abaixo do nome comercial do óleo essencial, sempre vem escrito o nome científico da planta que originou o óleo essencial.

  • Não contém nunhum outro componente além do óleo essencial.

  • Os frascos de 10 mL de óleos essenciais custam de R$25,00 a R$800,00, dependendo da espécie que originou o óleo, do método e tempo de extração e da qualidade do óleo.

  • Registro da ANVISA: algumas essências possuem, porém, todos os óleos essenciais obrigatoriamente possuem o registro. 

Referências:

BAUDOUX, D. Grande Manual da Aromaterepia de Dominique Baudoux. Editora Laszlo: Belo Horizonte, 2018.

ESSENCE. Qual a diferença entre óleo essencial e essência? Disponível em: https://bit.ly/2Su6ZTv 

PETRY, Daiana. Óleo essencial X Essência. Harmonie Aromoterapia, 2017. Disponivél em: https://bit.ly/3lh5C6W







Comments


©2020-2023 Atualizado pela Equipe do Projeto

Projeto de Pesquisa: Óleos Essenciais e Vegetais: Estudo de Processos Sustentáveis de Extração e Síntese Química para Obtenção de Produtos de Alto Valor Agregado

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page